Notíciais

O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, confirmou nesta terça-feira, 16 de julho, em entrevista ao jornal local, a realização de um novo concurso público para a carreira de Soldado da Polícia Militar do Estado da Bahia (Concurso PM BA). O governador do Estado confirmou, ainda, que a publicação do edital deve ocorrer até o fim de 2019.

Essa não é a primeira vez que a autoridade anuncia a realização do certame para a área de segurança pública. Em maio deste ano foi anunciado o certame para a Polícia Militar juntamente com o seu quantitativo de vagas ofertadas, que inclusive foram divulgadas nas redes sociais oficiais da Polícia Militar do Estado.

De acordo com o governador do Estado, em anúncio realizado em maio, serão ofertadas 2 mil vagas para a seleção que será dividida em duas etapas. “Primeiro convocaremos mil candidatos e em seguida, depois que treinarmos os mil candidatos, convocaremos mais mil aprovados para o treinamento”, afirmou.

Remuneração e benefícios

O candidato aprovado recebe durante a realização do Curso de Formação, a título de bolsa de estudo, remuneração no valor de um salário mínimo. Após a formação, o soldado passa a receber remuneração de R$ 2.585,05.

Último Concurso PM BA

O último concurso foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e ofertou 2 mil vagas, sendo que 1.819 para candidatos homens e 181 para mulheres. As vagas foram para lotação nas cidades de Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.

O certame foi composto por duas etapas, sendo elas:

1ª Etapa: Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Etapa: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

A seleção ainda contou com avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.

Os candidatos foram avaliados pelas matérias de: Língua Portuguesa; História do Brasil; Geografia do Brasil; Atualidades; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direitos Humanos; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal e Noções de Igualdade Racial e de Gênero.

Requisitos

O cargo exige dos candidatos nível médio completo, nacionalidade brasileira ou portuguesa, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

Detalhes do Concurso PM BA

  • Concurso: Polícia Militar do Estado da Bahia (concurso PM BA)
  • Banca organizadora: A definir
  • Cargos: Soldado
  • Escolaridade: Nível médio
  • Número de vagas: 2000 mil vagas
  • Remuneração: Inicial de R$ 2,5 mil após CF
  • Situação: Anunciado
  • Previsão p/ publicação do edital: 2019/2

Quer estudar para Concursos ? 

Gostou desta oportunidade e deseja começar a se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

CURSOS PRESENCIAIS

CURSOS ONLINE

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.